Análise do Bloqueio de Low Kick's, um erro comum de posicionamento
- Rafael Spin
- 23 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2020
Sejam muito bem-vindos meus amigos atletas, lutadores, técnicos, professores, árbitros, alunos e curiosos do Kickboxing e outros esportes de contato.
Apresento a vocês uma análise Biomecânica e alguns conceitos físicos fundamentais aplicados sobre o erro comum de posicionamento no bloqueio de Low Kick's. Mas, fiquem tranquilos e não se preocupem porque a linguagem aqui não será técnica! O tema será abordado com o intuito de tornar todo o conhecimento acessível e simples para todas as pessoas. Portanto, vem comigo...
Pessoal, o primeiro ponto é que, todo movimento para existir, tem uma força. E quando pensamos em movimento, vamos pensar também em nossos músculos, observando que, quando eles se contraem, eles produzem uma força. Conclusão: toda força muscular produz movimento.
Em um segundo ponto, vamos ver que toda força é direcionada para algum lugar, ou seja, quando queremos chutar a cabeça de um parceiro de treino vamos fazer força para produzir um movimento que vá até a cabeça dele. Conclusão: toda força tem uma direção e sentido.
Agora o terceiro ponto: nós só vamos deixar de receber uma força se formos de encontro a ela, ou seja, se meu parceiro de treino chutar a minha costela e eu ir de encontro a esse chute, eu vou anular significativamente a força. Conclusão: toda força é anulada por uma equivalente na direção e sentido oposto.
O quarto ponto é que uma força que vem reta sempre vai ser superada por qualquer força que venha de lado e vice-versa. Como no GIF ao lado, se alguém me der um soco reto no meu rosto e eu der um toquinho leve para o lado, eu anulo a força do soco. Conclusão, toda força horizontal é superada por uma vertical ou vice-versa.
Para finalizar e ilustrar ainda mais, nos dois vídeos a seguir, vamos perceber que toda direção e sentido de uma força tem uma seta que vai orientar de onde ela começou e pra onde ela vai. O sentido e direção dessa força pode ser para cima, para baixo, para um lado, para o outro e para as diagonais. ( ↑ ↓ → ← ↖ ↗ ↘ ↙ )
Galera, observem só que legal como isso pode nos ajudar a corrigir e melhorar nosso bloqueio de Low Kick's.
Vejam que "show" !
O mais comum de se ver em relação aos bloqueios de Low Kick's é perceber que a perna que vai bloquear sobe reto, ou seja, a seta da força está do chão para cima
( ↑ )
Os chutes que são direcionados para a nossa coxa, costela ou cabeça tem uma seta de força de fora para meio porque esses chutes tem um giro de quadril ( ← )
Relembrando o quarto ponto onde: toda força horizontal é superada por uma vertical ou vice-versa. O que poderá acontecer?! Quem será mais eficiente?! Vamos pensar juntos! Olhem que massa... Se eu bloqueio com uma força pra cima ( ↑ ) e vem um chute com uma força de lado ( ← ), como resultado, a força do chute vai ser superior à força do meu bloqueio pelo simples fato de posicionar o meu bloqueio de forma errada. O que acontece quando eu erro o posicionamento do meu bloqueio, é um desequilíbrio a favor da força do chute e também aquela leve dorzinha na lateral do joelho que não pode faltar, hahaha!
SETA AZUL é a força para cima que faço para bloquear. SETA VERDE é a força de lado que vem do chute.
Por hoje é só meu pessoal! Espero que tenham gostado da análise sobre o erro de posicionamento do Bloqueio de Low Kick's.
Na próxima postagem, vamos analisar o posicionamento correto de um Bloqueio de Low Kick's. Não percam!
Até a próxima e muito obrigado!
Ôss
Rafael Spin, buscando as ciências para evoluir a si mesmo e a todos praticantes amantes do esporte.
Como Bruce Lee.
Muito bem explicado, perfeito.
Erros tão simples de se corrigir e que muitos de nós os repetimos sem cessar.
Obrigado irmão.
Sucesso nesta caminhada e estamos anciosos para ver os próximos.
Oss
Parabéns spin pelo trabalho e dedicação
Parabéns pela clareza do seu texto. Mesmo não sabendo nada das técnicas deste esporte, tive a compreensão perfeita da mensagem! Show!
Muito bom o texto! 👏👏👏
Didática excelente!